Decorvidro

O vidro

O vidro é composto por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias-primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes. A sílica, matéria prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras. Depois da extração das pedras, da areia e moenda do quartzo, procede-se a lavagem a fim de eliminar-se as substâncias argilosas e orgânicas; depois o material é posto em panelões de matéria refratária, para ser fundido.

A mistura vitrificável alcança o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1.300°C e, quando fundem as substâncias não solúveis surgem à tona e são retiradas. Depois da afinação, a massa é deixada para o

processo de repouso, de assentamento, até baixar a 800°C, para ser talhada.


Em várias civilizações da idade da pedra a obsidiana era usada como ferramenta, facas ou pontas de flechas, pela sua resistência e de arestas afiadas como um bisturi. Os astecas tinham um tipo de espada com lâminas de obsidiana montadas num corpo de madeira. Chamava-se macuahuitl.


A indústria vidreira iniciou-se em Portugal na Marinha Grande, no séc. XVIII.